Conexões do Sistema.
Sistema Conectado à Rede
1- Painel Solar Fotovoltaico: Capta a luz do sol transformando em energia elétrica de corrente continua.
2- Inversor Solar: Inverte a corrente continua para corrente alternada e equaliza com a rede elétrica ( 127 ou 220 V) , dessa forma a energia gerada pelo painel solar fica idêntica a energia que você consome da concessionaria de energia.
3- Quadro de Distribuição: a energia que sai do inversor solar vai para o seu Quadro de Distribuição, sendo distribuída para toda sua casa, comercio ou indústria, podendo ser consumida pelos equipamentos normalmente.
4- Relogio de Luz: a energia produzida em excesso pelo painel solar, volta para a rede elétrica pelo seu relógio de luz, gerando assim Créditos de Energia, para ser utilizada em horários que o painel solar esta sem produzir energia (ausência da luz solar) .Em outras palavras, você produz energia limpa com a luz do sol e reduz os valores pagos na sua conta de luz!.
Sistema Desconectado à rede
Os sistemas isolados ou autônomos são caracterizados por não se conectar a rede elétrica. O sistema abastece diretamente os aparelhos que utilizarão a energia elétrica. Esta solução é bastante utilizada em locais remotos já que muitas vezes é o modo mais econômico e prático de se obter energia elétrica nestes lugares. Exemplos de uso são sistemas de bombeamento de água, eletrificação de cercas, geladeiras de armazenamento (frigorifico) , postes de luz, estações replicadoras de sinal, residencias,etc.
A energia produzida é armazenada em baterias que garantem o abastecimento em períodos sem sol.
Os sistemas isolados de geração de energia solar fotovoltaica, de maneira simplificada, são compostos de quatro componentes:
-
Painéis solares ou placas solares: São o coração do sistema e geram a energia elétrica que abastece as baterias. Tem a propriedade de transformar a radiação solar em corrente elétrica contínua. Um sistema pode ter apenas um painel ou vários painéis interligados entre si.
-
Controladores de carga: São a válvula do coração e garantem o correto abastecimento das baterias evitando sobrecargas e descargas profundas, aumentando sua vida útil.
-
Inversores: São o cérebro do sistema e tem a função de transformar corrente continua (CC) em corrente alternada (AC), e levar a tensão, por exemplo, de 12V para 127V / 220 V. Em alguns casos pode ser ligado a outro tipo de gerador ou à própria rede elétrica para abastecer as baterias.
-
Baterias: São o pulmão do sistema e armazenam a energia elétrica para ser utilizada nos momentos em que o sol não esteja presente e não haja outras fontes de energia.